sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Como fazer isolamento acústico em apartamento

Você mora em apartamento e tem problemas com barulho externo ou de seus vizinhos? Ou então recebe reclamações de vizinhos e condomínio dizendo que seu barulho os incomoda?
Bem, chegou a hora de você começar a pensar em isolamento acústico. Eu sou um profissional da área de serviços, gostaria de compartilhar meu conhecimento de clientes que fizeram isolamento acústico em seus apartamentos.

Antes de mais nada, uma pequena diferenciação: isolamento acústico e absorção acústica:

  • Isolamento acústico pretende não deixar o som passar de dentro para fora, nem de fora para dentro de seu recinto. É ideal para cômodos barulhentos (para não incomodar os outros) e também cômodos que você quer que sejam silenciosos (como quarto e sala de estar).
  • Absorção acústica pretende não deixar o som refletir nas paredes, teto e chão, evitando eco e reverberação. É ideal para estúdios e salas de home theater.

Veja algumas dicas sobre isolamento acústico em apartamento, a partir de minha experiência:

  • Em primeiro lugar, há uma máxima: onde entra ar, entra som. Portanto, em primeiro lugar deve-se investir na vedação dos aposentos, principalmente em vão de portas e janelas.

  • Geralmente, as portas de madeira compensada colocadas nos apartamentos pelas construtoras são péssimas, tanto em questão de acústica quanto em questão de segurança. Portanto, é um investimento muito válido trocar pelo menos a porta da frente por uma porta de madeira maciça, que é imensamente superior tanto em acústica quanto em segurança.

  • Pense em todas as divisões externas do seu apartamento, principalmente as paredes que fazem divisão com outros apartamentos, elevador e escadarias. Reflita se seria necessário melhorar o isolamento acústico neste ambientes que fazem divisões externas. Caso positivo, uma solução é revestir tais paredes com novas paredes de drywall, revestidas com lã de vidro ou lã de rocha. Apesar de roubar cerca de 10cm do seu cômodo, isto vai ajudar muito o som não entrar nem sair daquele cômodo pelas paredes que forem construídas.

  • Para o barulho do partamento de cima com o apartamento de cima, uma solução é instalar um forro de gesso acústico, revestido com lã de vidro ou lã de rocha.
  • Pense na divisão com o apartamento debaixo, e caso necessário, uma solução é instalar um piso acústico como o piso vinílico ou emborrachado, que além de ajudarem com o isolamento, absorvem os impactos e tem alta durabilidade. Em casos extremos, instale um contrapiso com algum material isolante, como lã de vidro ou lã de rocha. Evite laminados de madeira, eles só aumentam o barulho pois o impacto é ecoado.

  • Pense no isolamento das janelas. Há janelas acústicas que são compostas por camadas de vidro em suas esquadrias, preenchendo tais estruturas para evitar a passagem do som.

  • Ainda nas janelas, pode-se considerar trocar o vidro por um vidro maior espessura, de pelo menos 8 milímetros.

Veja abaixo fotos da instalação de uma drywall em apartamento. Note a espessura da estrutura, seu revestimento com lã de vidro das tomadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário